domingo, 14 de agosto de 2011

D&E 25Hrs

Crise dos EUA deve atingir a América Latina, prevêem economistas

Especialistas ressaltam que países latinos têm maior dependência americana.
Economistas participam de encontro sobre Globalização em Cuba.

Os Estados Unidos vão sofrer ainda mais com a crise econômica, que terá graves conseqüências para todas as regiões do mundo, com maior impacto na América Latina, advertiram nesta quarta-feira (5) economistas que participam do 10º Encontro Internacional sobre Globalização e Problemas do Desenvolvimento, em Cuba.


"As estatísticas oficiais deixam pouco espaço para dúvidas: os Estados Unidos, a maior economia do mundo, se afunda na recessão", assinalou Steven Broker, especialista do Centro de Ciências Econômicas e Políticas de Washington.


Broker estacou que muitos investidores, temerosos deste cenário, fizeram com que as bolsas da Europa e Ásia ficassem em baixa, e instituições financeiras nesses continentes registram grandes perdas devido ao colapso do sistema americano de créditos para residências.


Por sua vez, Mark Weisbrot, diretor do Centro de Ciências Econômicas e Políticas de Washington, afirmou que o impacto que "todos prognosticam, e até garantem que já está a caminho, será mais sentido nos países da América Latina, que possuem maior dependência da economia americana".


Futuro incerto

Para o belga Eric Toussaint, presidente do Comitê pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo, "o panorama é complicado, não só para os países industrializados".


"É uma crise das dívidas privadas, dos bancos. Há uma crise de conceito produtivo real, que é do setor da construção de casas" e "o peso da construção imobiliária na economia americana é muito forte", expressou Toussaint.


Além disso, o especialista considerou que "as nações em desenvolvimento estão em melhores condições que as economias mais industrializadas e com um nível de reservas internacionais absolutamente inédito para se proteger de importantes choques externos".


D&E 25Hrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário